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T.U.M.P. Ylê Asé Oxossí


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                                  Calendário 2020

                              TUMP. Ylê Asè Oxossì 

Fevereiro de 2020.
Sábado 29 Festa dos Exus e Pomba giras(Homenagem a seu 7 Encruzilhada)

Março de 2020.
Sábado 14 Festa do erê Ricardinho e linha de baiano
Sábado 28 Linha de Ogum, Caboclo, preto velho e baiano

Abril de 2020.
Sábado 11 Linha de Ogum, Caboclo, preto velho e baiano
Sábado 25 Linha de Ogum, Caboclo, preto velho e baiano
Maio de 2020.
Sábado 09 Festa de Pretos velhos e linha de baiano

Sábado 23 Linha de Ogum, Caboclo, preto velho e baiano

Junho de 2020.
Sábado 06 Linha de Ogum, Caboclo, preto velho e baiano
Sábado 20 Festa de Ciganos e linha de baiano

Julho de 2020.
Sábado 04 Linha de Ogum, Caboclo, preto velho e baiano
Sábado 18 Linha de Ogum, Caboclo, preto velho e baiano

Agosto de 2020.
Sábado 01 Linha de Ogum, Caboclo, preto velho e baiano
Sábado 15 Linha de Ogum, Caboclo, preto velho e baiano
Sábado 29 Festa de Baianos

Setembro de 2020.
Sábado 12 Linha de Ogum, Caboclo, preto velho e baiano
Sábado 26 Festa de Cosme e S.Damião e linha de baiano
Outubro de 2020.
Sábado 10 Linha de Ogum, Caboclo, preto velho e baiano
Sábado 24 Festa de Boiadeiros e linha de baiano

Novembro de 2020.
Sábado 07 Linha de Ogum, Caboclo, preto velho e baiano
Sábado 21 Linha de Ogum, Caboclo, preto velho e baiano

Dezembro de2020.
Sábado 05 Festa de Marinheiros e linha de baiano
Sábado 12 Linha de Ogum, Caboclo, preto velho e baiano
Domingo 13 Limpeza geral da TUMP. As 10h
Sábado 19 Xire da TUMP. e linha de baiano

Janeiro de 2021.

Sábado 16 Festa de Caboclos e linha de baiano
Sábado 30 Linha de Ogum, Caboclo, preto velho e baiano

 

 

Umbanda


 

*UMBANDA*



 


A Umbanda é uma religião inserida na religiosidade cultural brasileira.

A Umbanda é estruturada, moralmente, em 3 princípios: fraternidade, caridade e respeito ao próximo.


Admite um Deus gerador chamado (Olorum), que é o criador de tudo e todos.

Seus adeptos (chamados também de "umbandistas" ou "filhos de fé") cultuam divindades denominadas Orixás e reverenciam espíritos chamados Guias.


Sua orientação espiritual ou doutrinária é feita pelos Guias - espíritos que atuam na Umbanda sob uma determinada linha de trabalho que, por sua vez, está ligada diretamente a um determidado Orixá.


Os guias têm sapiência e consciência da natureza humana e os atributos para que essa humanidade possa evoluir e seguir por um caminho melhor.


Os guias se manifestam através da mediunidade dos médiuns, sendo a prática da incorporação a matriz do trabalho deles - ato pelo qual uma pessoa médium, inconsciente, consciente ou semi-consciente, permite que espíritos falem através de seu corpo físico e mental.


Os guias possuem diversos arquétipos pelos quais se apresentam através da incorporação.


Cada arquétipo está ligado a uma determinada Linha Espiritual.

 

Como exemplos desses arquétipos podemos citar:

 

 Pretos-velhos;

 Caboclos;

 Baianos;

 Boiadeiros;

 Crianças;

 Exus e Pomba-giras, entre outros.

 

Os arquétipos são roupagens utilizadas pelos guias para se apresentarem nos terreiros e não espíritos que, necessariamente, tenham sido escravos, índios ou crianças, embora existam aqueles que realmente o foram.


Cada terreiro têm a sua forma de interpretar e manifestar a Religião de Umbanda.

São diversos ritos que diferem de casa para casa.


Alguns utilizam atabaques, já outros, não utilizam tais instrumentos, preferindo somente o ritmo das palmas e o cântico dos pontos cantados.

De maneira geral, toda gira de Umbanda inicia-se como o processo de pontos de abertura, ritual de saudação ao conga (altar), orações e defumação - elemento característico de quase todas as giras - que consiste na queima de ervas e essências, com a finalidade de limpeza da matéria e do espírito, e do ambiente do terreiro no início da sessão e do trabalho das entidades que ali estarão.


Normalmente as giras se iniciam com os pontos cantados, defumação, prece e a incorporação.


As giras variam de casa para casa e podem ser de atendimento e/ou de desenvolvimento, específicas para cada grupamento de entidades, ou seja, gira de, de caboclos, preto-velhos, de crianças etc.


Nas giras de atendimento os médiuns incorporados pelos seus guias (caboclos, pretos-velhos, crianças etc), procedem ao atendimento espiritual ao público, em que todos são convidados a se consultarem com um guia e/ou a tomar um "passe".


Nas giras desenvolvimento, os médiuns do ylê (casa) são desenvolvidos pelos guia chefe do ylê (casa) ou por outros guias mais experientes, para o trabalho espiritual.


O desenvolvimento (que também varia de casa para casa) consiste em "chamar" o guia do médium e "firmá-lo" nesse médium até que ele, o guia, possa incorporar sem a necessidade da ajuda de um guia mais experiente.


Durante o processo de desenvolvimento, os médiuns passam por diversos rituais, como: amaci, tirada de eguns, bate folhas etc.


Os quais são fundamentados e variantes para cada forma de Umbanda existente.



A Umbanda  não é um comercio os seu atendimentos  são de gratis

Uma casa de Umbanda vive  de mensalidades, doaçoes e eventos realizado

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